
A Margem Equatorial pode demandar US$ 36 bilhões em investimentos para desenvolver uma nova fronteira de produção de petróleo no Brasil. A cifra chama atenção pelo tamanho, mas ainda está distante de representar dinheiro contratado, obra autorizada ou plataforma encomendada.
A estimativa foi apresentada pelo Scotiabank e considera um cenário específico para a porção noroeste da Bacia da Foz do Amazonas. O banco projeta cinco sistemas de produção, com o primeiro entrando em operação em 2033 e os demais sendo implantados gradualmente até 2037.
O dado mais importante, entretanto, não é apenas o valor. É o caminho necessário para transformar uma projeção financeira em investimento efetivo.
Antes dos cinco sistemas de produção previstos no estudo, será necessário confirmar a existência de reservas comercialmente viáveis, concluir os programas exploratórios, obter licenças ambientais, contratar equipamentos, estruturar o financiamento e aprovar cada decisão de investimento.
A história da Margem Equatorial ainda está nessa primeira parte. O potencial existe, os contratos de exploração avançaram e a Petrobras aumentou os recursos destinados à região. Mas a diferença entre explorar um bloco e produzir petróleo em escala comercial pode representar vários anos — e bilhões de dólares.
US$ 36 bilhões são um cenário, não um investimento contratado
O estudo do Scotiabank considera cinco FPSOs, sigla utilizada para as plataformas capazes de produzir, armazenar e transferir petróleo em alto-mar. Cada unidade teria capacidade para produzir 180 mil barris por dia.
Nesse cenário, o primeiro sistema começaria a operar em 2033. Um novo FPSO entraria em atividade a cada ano até 2037. Com os cinco sistemas em funcionamento, a produção poderia alcançar aproximadamente 842 mil barris de petróleo por dia em 2038.
Incluindo o gás natural, o volume chegaria a cerca de 899 mil barris de óleo equivalente por dia. A produção acumulada ao longo da vida dos projetos foi estimada pelo banco em 4,73 bilhões de barris.
Esses números não constituem uma previsão oficial da Petrobras ou da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Eles formam um cenário econômico construído a partir de determinadas hipóteses sobre reservas, capacidade produtiva, cronograma e custo de desenvolvimento.
A Margem Equatorial ainda precisará demonstrar, por meio de novas perfurações e avaliações geológicas, quanto petróleo poderá ser efetivamente recuperado de maneira comercial. A descoberta de indícios de hidrocarbonetos não equivale automaticamente à declaração de uma reserva nem à aprovação de um projeto de produção.
Essa distinção evita que uma projeção potencial seja apresentada como um compromisso já assumido. O valor de US$ 36 bilhões mostra o tamanho que a nova fronteira poderá alcançar, mas não o volume de investimentos definitivamente contratado até agora.
Investimento começa anos antes do primeiro barril
Caso o cenário se confirme, a maior parte do capital terá de ser mobilizada muito antes do início da produção.
O Scotiabank estima um custo de ciclo completo de aproximadamente US$ 6,9 bilhões para cada projeto. Cerca de 70% desse valor estaria relacionado ao desenvolvimento inicial, 21% à manutenção dos sistemas e 9% ao descomissionamento das estruturas ao final de sua vida útil.
O cálculo mostra que 39% do investimento inicial ocorreria mais de dois anos antes do primeiro óleo. Até o ano imediatamente anterior ao começo da produção, 77% dos recursos previstos para o desenvolvimento já teriam sido desembolsados.
Isso significa que um primeiro óleo em 2033 exigiria decisões importantes ainda nesta década. Estudos de engenharia, contratação de plataformas, aquisição de equipamentos submarinos, perfuração de poços produtores e instalação de sistemas de escoamento precisariam avançar com antecedência.
Os desembolsos projetados para a Margem Equatorial estariam concentrados entre 2030 e 2038. O pico ocorreria em 2034, quando os investimentos poderiam chegar a US$ 4 bilhões em um único ano.
Um cronograma dessa dimensão exige mais do que uma descoberta promissora. Exige estabilidade regulatória, previsibilidade no licenciamento, fornecedores com capacidade de entrega, disponibilidade de embarcações e uma estrutura financeira compatível com o risco de cada projeto.
Concessões são a porta de entrada da Margem Equatorial
O petróleo e o gás natural encontrados no território brasileiro pertencem à União. Para que uma empresa possa explorar e produzir esses recursos, é necessário celebrar um contrato público sob o regime de concessão ou de partilha da produção.
É por esse motivo que a pauta possui relação direta com o mercado acompanhado pelo Hub PPP. Embora não seja uma parceria público-privada, a exploração da Margem Equatorial depende de licitações, contratos de longo prazo, obrigações de investimento e fiscalização exercida pela ANP.
No regime de concessão, a empresa assume o risco da atividade exploratória. Ela paga bônus de assinatura, cumpre um programa mínimo de trabalho e realiza estudos e perfurações sem garantia de encontrar uma reserva comercial.
Se não houver uma descoberta economicamente viável, os investimentos realizados na fase exploratória não serão recuperados pela produção. Se houver, o operador ainda precisará apresentar um plano de desenvolvimento e cumprir as exigências regulatórias e ambientais aplicáveis.
A concessão, portanto, autoriza a realização das atividades previstas no contrato, mas não garante que determinado bloco se transformará em um campo produtor.
Foz do Amazonas atraiu disputa na última rodada
A Bacia da Foz do Amazonas teve papel de destaque no quinto ciclo da Oferta Permanente de Concessão. Foram arrematados 19 blocos, com aproximadamente R$ 844 milhões em bônus de assinatura e compromisso exploratório estimado em cerca de R$ 1 bilhão.
Segundo o resultado divulgado pela ANP, houve concorrência em sete blocos e ágios que, em determinados casos, se aproximaram de 3.000%.
Os números mostram interesse empresarial na Margem Equatorial, mas precisam ser comparados corretamente com a projeção de US$ 36 bilhões.
O compromisso de aproximadamente R$ 1 bilhão está relacionado à fase de exploração dos blocos contratados. Já os US$ 36 bilhões estimados pelo Scotiabank abrangem o desenvolvimento, a implantação, a manutenção e o futuro descomissionamento de cinco sistemas de produção.
Entre uma etapa e outra estão a confirmação das reservas, a declaração de comercialidade e a aprovação dos projetos. Nem todo bloco explorado produzirá petróleo, assim como nem toda descoberta terá escala suficiente para justificar uma plataforma própria.
No conjunto do quinto ciclo, a ANP contratou 34 blocos localizados nas bacias dos Parecis, Foz do Amazonas, Santos e Pelotas. O bônus total chegou a R$ 989 milhões, enquanto o investimento mínimo previsto para a fase exploratória foi calculado em R$ 1,46 bilhão.
Outros 86 blocos ainda precisam cumprir etapas
A ANP aprovou, em junho de 2026, a indicação de outros 86 blocos exploratórios da Margem Equatorial para estudos relacionados a futuros ciclos da Oferta Permanente de Concessão.
Desse total, 36 estão na Bacia da Foz do Amazonas, 25 em Pará-Maranhão e 25 em Barreirinhas.
A indicação não significa que essas áreas já estejam disponíveis para contratação. A própria ANP esclarece que os blocos não integrarão o sexto ciclo da Oferta Permanente, previsto para outubro de 2026.
Antes de serem incorporados a um edital, eles deverão passar por avaliações geológicas, econômicas e ambientais. O processo também exige manifestação conjunta dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente e do Clima, além da realização de audiência pública.
Somente depois dessas etapas a ANP poderá decidir se as áreas serão efetivamente incluídas em uma rodada.
O futuro dos investimentos na Margem Equatorial não depende, portanto, de uma única autorização. Existe uma sequência de decisões administrativas, ambientais e empresariais que determina quais áreas serão estudadas, quais serão licitadas e quais poderão avançar para a perfuração.
Petrobras prevê US$ 2,5 bilhões e 15 novos poços
O compromisso empresarial mais concreto disponível hoje é menor do que o cenário de US$ 36 bilhões, mas relevante para a fase atual.
O Plano de Negócios 2026-2030 da Petrobras prevê US$ 2,5 bilhões para a Margem Equatorial durante o período e a perfuração de 15 novos poços.
Esses investimentos estão voltados principalmente à exploração e à avaliação do potencial geológico. Os resultados ajudarão a determinar se existem reservas suficientes para sustentar sistemas de produção semelhantes aos considerados pelo Scotiabank.
A Petrobras destinou US$ 7,1 bilhões às atividades exploratórias de todo o seu portfólio no plano para 2026-2030. A Margem Equatorial disputa esses recursos com áreas do Sul e do Sudeste, além de ativos exploratórios em outros países.
O avanço de cada projeto dependerá não apenas do potencial de produção, mas também de sua competitividade dentro da carteira da companhia. Preço esperado do petróleo, custo do desenvolvimento, intensidade de carbono, risco geológico e prazo para o primeiro óleo influenciam a decisão.
Por isso, o valor previsto no plano da Petrobras e o cenário do Scotiabank não são contraditórios. Eles retratam fases diferentes. Os US$ 2,5 bilhões procuram produzir informações e descobertas; os US$ 36 bilhões seriam necessários se essas descobertas justificarem o desenvolvimento dos cinco projetos considerados pelo banco.
ANP prevê US$ 196 milhões para exploração em 2026
A distância entre o estágio atual e o cenário futuro também aparece nos dados da ANP.
Para 2026, a agência calcula que os investimentos exploratórios em petróleo e gás poderão alcançar US$ 890 milhões em todo o Brasil. Desse montante, aproximadamente US$ 196 milhões estão previstos para as bacias marítimas da Margem Equatorial.
A projeção considera um poço a ser perfurado e a conclusão de outro iniciado anteriormente. Segundo a ANP, esses valores são informados pelos operadores nos planos anuais de trabalho e dizem respeito somente à fase exploratória.
Não estão incluídos os futuros investimentos em desenvolvimento e produção.
Esse é o melhor retrato da situação atual. De um lado, existem US$ 196 milhões previstos para atividades exploratórias em 2026. Do outro, há um cenário de US$ 36 bilhões caso a região comporte cinco projetos de produção em larga escala.
O intervalo entre os dois números é justamente o espaço ocupado pelo risco geológico, pelo licenciamento e pelas decisões de capital.
Licenciamento não é substituído pelo contrato de concessão
A assinatura de um contrato de concessão com a ANP não dispensa o licenciamento ambiental. Cada atividade precisa cumprir as exigências correspondentes ao seu risco, à localização e às características do projeto.
Na Margem Equatorial, esse processo ganha maior complexidade por envolver águas profundas e ultraprofundas, ecossistemas sensíveis e estruturas de resposta a emergências instaladas a grandes distâncias dos principais centros industriais do país.
A análise ambiental precisa avaliar as condições concretas de cada atividade. Ao mesmo tempo, os investidores precisam conhecer as informações exigidas, a sequência das etapas e os critérios que serão aplicados.
Previsibilidade não significa aprovação automática. Significa estabelecer um processo tecnicamente fundamentado, com requisitos claros e decisões tomadas a partir das evidências apresentadas.
Sem essa previsibilidade, as empresas podem adiar investimentos, exigir retornos maiores ou priorizar projetos em outras regiões. Sem rigor ambiental, o poder público amplia riscos ecológicos, jurídicos e reputacionais que podem comprometer a própria continuidade da exploração.
O desafio é construir uma governança capaz de tratar as duas dimensões ao mesmo tempo.
Nova fronteira também exigirá infraestrutura em terra
Se a produção alcançar o nível projetado, os investimentos não ficarão restritos às plataformas e aos equipamentos submarinos.
A operação da Margem Equatorial poderá demandar bases portuárias, terminais, aeroportos, centros logísticos, estaleiros, telecomunicações, geração de energia, armazenamento, serviços ambientais e instalações de treinamento profissional.
Parte dessa infraestrutura será contratada diretamente pelas empresas de petróleo. Outra parte dependerá de investimentos públicos ou de projetos estruturados pelos estados e municípios.
É nesse segundo grupo que poderão surgir novas concessões e PPPs. Portos, acessos rodoviários, saneamento, iluminação, equipamentos urbanos e serviços destinados às cidades que receberão trabalhadores e fornecedores podem exigir contratos próprios.
Essas oportunidades, contudo, não devem ser lançadas apenas com base na expectativa de uma futura arrecadação de royalties. Os governos precisam trabalhar com cenários, fases de implantação e gatilhos vinculados ao avanço real dos projetos.
Antecipar infraestrutura pode aumentar a competitividade regional. Construí-la antes da confirmação da demanda pode criar ativos ociosos e comprometer recursos públicos.
Projeção não deve virar receita antecipada
O potencial econômico da Margem Equatorial tende a produzir expectativas nos estados e municípios do Norte e do Nordeste. A produção poderá ampliar a arrecadação, gerar empregos e estimular fornecedores locais.
Mas ainda não existe base para tratar esses efeitos como receitas asseguradas.
A produção estimada para 2038 depende de uma sequência bem-sucedida de descobertas, declarações de comercialidade e projetos aprovados. O primeiro sistema considerado pelo estudo começaria a operar somente em 2033.
Até lá, cronogramas podem mudar, poços podem apresentar resultados inferiores aos esperados e o preço internacional do petróleo pode alterar a rentabilidade dos investimentos.
O planejamento público precisa evitar a antecipação de receitas incertas para justificar despesas permanentes ou projetos sem demanda comprovada. O ganho econômico será maior se os governos utilizarem esse período para organizar o território, formar trabalhadores, estruturar projetos e preparar os serviços públicos.
A discussão sobre a Margem Equatorial não deve ficar limitada à escolha entre explorar ou não explorar. Ela também precisa responder como as concessões serão fiscalizadas, como os riscos serão distribuídos, quais investimentos complementares serão necessários e como os benefícios poderão permanecer nas regiões envolvidas.
Os US$ 36 bilhões dimensionam o que poderá surgir caso a nova fronteira se confirme. Por enquanto, o investimento efetivo permanece concentrado na exploração, etapa em que as empresas ainda procuram responder à pergunta que precede todas as outras: existe petróleo suficiente, recuperável e competitivo para sustentar cinco grandes projetos?
A resposta não virá de uma projeção financeira. Virá dos poços, dos estudos ambientais, das decisões regulatórias e dos contratos que transformarão o potencial da Margem Equatorial em infraestrutura instalada.















